Pular para o conteúdo principal

Precisamos falar sobre FEMINICÍDIO

O assassinato de mulheres em contextos discriminatórios recebeu uma designação própria: feminicídio. Nomear o problema é uma forma de visibilizar um cenário grave e permanente: milhares de mulheres são mortas todos os anos no Brasil. De acordo com o Mapa da Violência 2015, em 2013 foram registrados 13 homicídios femininos por dia, quase cinco mil no ano. Ainda assim, o enfrentamento às raízes dessa violência extrema não está no centro do debate público com a intensidade e profundidade necessárias diante da gravidade do problema.
O feminicídio é a expressão fatal das diversas violências que podem atingir as mulheres em sociedades marcadas pela desigualdade de poder entre os gêneros masculino e feminino e por construções históricas, culturais, econômicas, políticas e sociais discriminatórias.
Essas desigualdades e discriminações podem se manifestar desde o acesso desigual a oportunidades e direitos até violências graves – alimentando a perpetuação de casos como os assassinatos de mulheres por parceiros ou ex que, motivados por um sentimento de posse, não aceitam o término do relacionamento ou a autonomia da mulher; aqueles associados a crimes sexuais em que a mulher é tratada como objeto; crimes que revelam o ódio ao feminino, entre outros.

Legislação no Brasil e no Rio Grande do Sul
No Brasil, o crime de feminicídio foi definido legalmente desde a entrada em vigor da Lei nº 13.104 em 2015, que alterou o art. 121 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), para incluir o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. Assim, segundo o Código Penal, feminicídio é “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, isto é, quando o crime envolve: “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. A pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.
No Rio Grande do Sul, recentemente, foi incluída a categoria Feminicídio ao Boletim de Ocorrência. Isto, além de dar visibilidade a esse tipo de crime, poderá dar real noção do número de mortes de mulheres com tipificação de feminicídios e, consequentemente, a criação de políticas públicas realmente eficientes ao seu combate. 

Menosprezo e discriminação matam
No Brasil, segundo o Código Penal, além do contexto de violência doméstica e familiar, há feminicídio também quando o crime revela o ‘menosprezo ou discriminação à condição de mulher’. Episódios que envolvem violência sexual seguida de assassinato – tentado ou consumado, ou ainda em que há a tortura e mutilação – revelam a desumanização e até mesmo o ódio em relação à condição feminina. Os estupros coletivos e assassinatos de quatro adolescentes em Castelo do Piauí, crime que chocou o país em 2015, são um triste exemplo amplamente conhecido de feminicídio não íntimo.
De um modo geral, não existe uma regra universal que abarque todas as situações de menosprezo à condição feminina. De acordo com o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), nos países da região as mortes violentas de mulheres por razões de gênero ocorrem tanto no âmbito privado como no público, em diversas circunstâncias e cenários, que podem variar, inclusive, dentro de um mesmo país.
Com isso, especialistas destacam a importância de se adotar a perspectiva de gênero para avaliar cada caso individualmente – ou seja, buscar elementos que ajudem a compreender se o comportamento violento do(a) agressor(a) e a situação de vulnerabilidade da vítima estão ou não relacionados a fatores discriminatórios.

Fonte: Dossiê Feminicídio, Agência Patricia Galvão (http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/feminicidio/)

Postagens mais visitadas deste blog

#ParemDeNosMatarPOA

Em 2017, em Porto Alegre, denunciamos o descaso do poder público com as políticas públicas de enfrentamento às violências contra as mulheres na cidade. Atualmente, não contamos com uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, a casa abrigo para mulheres vítimas de violência não supre sua demanda, o Centro de Referência Márcia Calixto não segue a norma técnica nacional, o Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) não foi empossado e não tem sede. No ano passado, o 25 de novembro foi marcado pela ação radical da ocupação de um prédio vazio e a criação da Ocupação Mulheres Mirabal - casa de acolhimento e de referência para mulheres vítimas de violência doméstica, encaminhadas inclusive pelas delegacias da cidade. A casa completa um ano sem qualquer auxílio do Poder Público, que se omite na sua função fundamental de proteção às nossas vidas. Exigimos que o Poder Público se posicione e amplie as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Mais sobre a campanha - 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

 #ParemDeNosMatarPOA A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente pela sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominica

Conheça as Irmãs Mirabal em vídeos

Os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las Mariposas”, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana. Em Porto Alegre, as irmãs dominicanas dão nome à Ocupação Mulheres Mirabal, um espaço que recebe mulheres vítimas de violência e que luta pelo reconhecimento da sociedade e do Estado. Saiba mais sobre a história dessas lutadoras latino-americanas nos vídeos abaixo: Breve biografía de Minerva Mirabal  Breve biografía de Patria Mirabal  Biografía de María Teresa Mirabal